quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

2 P/ VIAGEM

Está em cartaz no Teatro Candido Mendes a comédia de Jô Bilac, 2 p/ Viagem. A comédia, segundo um grande amigo sentado ao meu lado, tem tudo a ver com o filme "Efeito Borboleta", onde a mesma história é recontada, diversas vezes, apenas mudando um pequeno fato, a fim de se saber se o final dessa história seria o mesmo. Se a hipótese é ou não comprovada, nao importa. E também nao importa se o texto tem muito do filme, pois quais são as palavras que nunca são ditas? A história prende, diverte e, o melhor, dá oportunidade aos atores de mostrarem suas mais diversas facetas, que é o objetivo do projeto. Logo, o texto é engraçado, dinâmico, simplático e atualisssimo. Mais textos de Jô Bilac vc encontra em http://www.dramadiario.com/

A direção também é de Jô Bilac, o que falcilita e muito a compreensão do texto pelos atores e auxilia nas marcas e movimentações. Uma direção bastante agil e cansativa, quase uma gincana para os meninos, mas tenho certeza que era essa a intenção. So um porém. Acho mesmo que o avental que recebe o coco do passarinho poderia muito bem estar pregado em algum ponto do palco, e os atores nao precisariam sair de cena para buscar o dito-cujo. Bobagem minha. So sugestao. Acho otima a opção por não-cenário, não-trilha sonora, não-figurino... O que importa é o texto e os atores. Ah, e a luz, claro. Isso dá ao publico a correta idéia do que é o teatro. Teatro é isso. Atores, texto e luz. O resto é firula! E olha q sou cenografo e vou pagar o pato por esta minha frase acima, mas, as verdades têm que ser ditas, caixa preta também é cenário!! Muito boa essa nudez dos atores (desprovidos de apoios para as acaracterizações).

Claro que isso tudo só é possivel, graças ao talendo inesgotável do Miguel Thiré e do Mateus Solano para criar personagens e mudar radicalmente o rosto e o corpo em menos de 30 segundos.

O Miguel presta uma homenagem à velha surda da "Praça É Nossa" e nos relembra igualzinho aquela boa velhota, mas dos seus 7 personagems interpretados, sua atuação como o garoto é excelente!! Me acabei de rir. Porém... um ator muito forte fica limitado a papeis de gostosao... e Miguel tá bombadasso!!! Nada contra o fisico, cada um q faça o q achar q deva com o corpo, mas o ator tem q estar saudável, nao bombado, para "caber" em qualquer persoangem.

O Mateus eu conheço há 9 anos... ceus, o tempo passa, o tempo voa... Fiquei emocionado quando ele me chamou pelo nome, mesmo depois desse tempo todo longe. Trabalhamos juntos durante 6 meses e desde aquela época Mateus já era o talentoso ator que o Brasil só conhece agora. Talvez no momento certo. Talvez no momento em que ele esteja mais bem preparado. Mateus dá vida, em "2 p/ Viagem", a 7 personagens totalmente diferentes um do outro. Ele muda tudo. Rosto, olho, fala, corpo... nossa... haja saúde! Haja fôlego. Alias, os dois atores têm um fôlego de jogador de futebol com partida, prorrogação e pênaltis! Devem perder uns 2 kilos por apresentação!

O que mais falar sobre os dois atores? Que sao brilhantes. A idéia da peça é do Miguel que soube muito bem escolher o Mateus para dividir o palco. Dois atores dedicados, sem nenhum vicio televisivo, atores de teatro, como eu gosto de ver. Estao de parabens. A peça é deliciosa!

Nao percam "2 p/ Viagem". Certamente o riso é garantido e a atuação dos meninos é uma aula de intrepretação.

Té já!

AH! Olha a capa do programa ai embaixo!


Nenhum comentário: