quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

CLANDESTINOS

Está em cartaz no teatro do Hotel Gloria, a peça ClanDestinos, de idealização e direção do João Falcão. A idéia é assim: colocou anuncio nos principais jornais brasileiros para que os atores e as atrizes enviassem material, a fim de serem aproveitados para uma nova trupe a se formar, sob a batuta do maestro João, o Falcão. Depois de trocentos milhões de curriculos enviados, João escolheu 14 para um ensaio, uma montagem e a produção de uma peça sobre... bem, não poderia ser diferente, sobre atores em busca do seu sonho. O Teatro! Perdoem-me quem pensa que ser ator é fazer novela. Pra mim não é. Ser Ator, ser Atriz, é representar um papel de qualidade em uma peça de teatro. Abro até uma janela para os atores de cinema, visto que o trabalho é mais elaborado, e abro também uma frestinha para alguns programas de televisão, como as minisséries e programas de humor. Fora isso... é no teatro que se formam os grandes atores.

Os 14 atores, que eu deveria citá-los nominalmente, mas por enquanto não o farei, estão excelentes! Todos. Muito bem escolhidos e muito bem adestrados para este espetáculo, cujos ensaios devem ter sido uma grande festa. Certamente a maestria do João Falcão fez com que o melhor de cada ator tenha sido explorado ao máximo. AH, os atores? Estão na foto ai em cima!!


O figurino é bastante apropriado, pois, como diz o programa, tem um acervo coletivo emprestando roupas e adereços, tudo orquestrado por Kika Lopes. O cenário de Sérgio Marimba, que já vem trabalhando com o João Falcão nas últimas peças que assiti (Ensina-me a viver), é muito legal. Utiliza-se de nenhum recurso cenico (bambolinas, pernas, coxias...) nada! Tudo aberto. Da platéia a gente vè o camarim! Ele só acrescentou duas passarelas laterais superiores ára extender o palco um pouco. Nem precisava, mas tá otimo. Os ferros, as roldanas, cordas, passarelas e varanda do teatro Gloria são lindamente explorados pelos atores. E a luz? Santa Clara, Clareai! Que beleza! A luz é do Paulo Denizot que aproveita muito bem cada momento da peça para dar vida com sua luz ao brilho dos atores. Linda a luz. Linda. Tenho q destacar também a direção de movimento da Duda Maia e do Felipe Koury que exploram os corpos dos atores e seus modos de se comportar, dentro da capacidade de cada um. A Trilha sonora e a direção musical também são um bom show à parte.


Falar e elogiar mais ainda o João Falcão? ok. É para elogiar mesmo! Esse é o cara do teatro de nossa geração. Ta bem, tem outros, como João Fonseca, André Paes Leme, Daniel Herz, Joana Lebreiro, Aderbal, Abujamra, e outros que não estão aqui na minha cabeça agora.


Os Clandestinos é um espetáculo q falou diretamente pra mim. Na musica final os atores se perguntam o motivo de gostaram tanto do som do bater das mãos, os aplausos. Eu sei o motivo. É o amor que nós temos pelo teatro. É quando abrem-se as cortinas que a magia começa, que meu coração bate acelerado e tenho a certeza de que nasci para isso. Eles também teem (olha aí a nova ortografia!) e eu os entendo perfeitamente!


Imperdível.
Te vejo de novo na platéia, pode ser?

Nenhum comentário: