quarta-feira, 29 de abril de 2009

OS ESTONIANOS

No meu vizinho Teatro Poeira (o teatro da Andréa Beltrão e da Marieta Severo, em Botafogo) está em cartaz até fim de maio "Os Estonianos".

O texto da Julia Espadaccini é muito ágil, divertido, interessante e rico em detalhes e em situações atuais sobre, também, relacionamentos, duvidas freudianas e a vontade de se livrar da prisão em que nós mesmos nos inserimos. Como diz o psiquiatra Paulo Rebelato, em entrevista para a revistga gaúcha Red 32, o máximo de liberdade que o ser humano pode aspirar é escolher a prisao na qual quer viver. E é desta prisão que os personagens querem se libertar. Quem sabe achando que ir morar na Estônia seja a solução?

A direção do Jorge Caetano é segura e eficiente. Pontua as cenas com boas e divertidas marcas, deixando os atores preocupados apenas com o texto e com suas proprias atuações. Sem grandes balés no palco. Claro que tudo isso é pontuado por cenas deliciosas de comédia, e o diretor faz isso muito bem. Pequenos toques que fazem toda a diferença no espetáculo.

O cenário é composto por "bancos" (ok, nem tudo é banco, mas tudo é sentável) de onde saem e entram os objetos de cena e parte do figurino. Muito bem construídos e muito bem escolhidos.

O figurino é bom. O bacana é que todos os atores têm alguma peça de roupa que os incomoda, assim como nas suas vidas. E no fim da peça, esta peça de roupa é retirada. Para alivio geral e individual.

Eu gosto muito da luz. É da Ana Kutner, uma das atrizes da peça. Usa os refletores com sabedoria e competencia.

Os atores estão todos muito bem. Todos com verdade e entrega aos seus papéis. Eu destaco Jorge Caetano. Talvez por ser o diretor da peça e da Cia de Teatro Casa de Jorge, ele tem dominio total sobre o texto e sobre as cenas. Sempre que abre a boca, nao se ouve uma mosca no teatro.

Um espetáculo delicioso. Dei várias gargalhadas, daquelas minhas que contagia a platéia. Vá ver. É muito bom.

Até já!

Nenhum comentário: