quinta-feira, 25 de março de 2010

TEATRO NA INTERNET

Peças de teatro podem ser vistas pela internet

Luís Felipe Soares - Do Diário do Grande ABC

Levar o teatro para a tela do computador. Esse é o objetivo da Cennarium, empresa on-line que irá disponibilizar em seu domínio eletrônico uma série de espetáculos. As pessoas poderão assistir a peças teatrais sem sair de casa. A iniciativa pioneira começa a funcionar no sábado, quando é comemorado o Dia Internacional do Teatro.

"A intenção do projeto é fazer com que o teatro esteja sempre presente na vida das pessoas. Nunca vamos acabar com a experiência presencial", explica Roberto de Lima, diretor da Cennarium. "Estamos conseguindo unir esse tipo de arte com as possibilidades do mundo virtual."

A partir do fim de semana, mais de 25 peças, entre elas comédias, dramas e apresentações no estilo stand-up comedy, estarão em cartaz no site www.cennarium.com. Os interessados devem fazer cadastro simples e adquirir créditos para terem acesso ao produto escolhido, como as peças Monólogo de Uma Esposa, Escuta, Zé Mané!, Casal TPM e Cacilda.

Um crédito equivale a R$ 1. Com os créditos comprados, a pessoa escolhe a montagem e tem 24 horas para assistí-la - sistema idêntico ao do pay-per-view de filmes em canais da TV fechada.

Quem define o valor do ‘ingresso'' é o grupo que apresenta a peça. O preço mínimo será de R$ 10 e o máximo, conforme sugestão da Cennarium, não deverá ser superior à meia-entrada da exibição convencional. A ideia é de que entre duas e quatro peças, por semana, sejam incluídas no cardápio virtual.

Além de terem seu trabalho disponibilizado na internet, atores e diretores ganham ‘minissite'' especial sobre seu espetáculo. Sinopses, making ofs e fichas dos artistas são disponibilizados no espaço.

A primeira fase do projeto irá valorizar peças teatrais das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Um dos objetivos é levar sucessos desse eixo para outros Estados do Brasil, principalmente onde há poucos teatros físicos e grandes espetáculos dificilmente chegarão.

As filmagens foram iniciadas há sete meses e a empresa já conta com mais de 40 títulos em seu arquivo. A gravação de uma peça movimenta entre cinco e 12 câmeras, montadas de modo a dar dinamismo aos vídeos. Aparelhos especiais de som e luz são instalados de maneira estratégica nos teatros sem afetar o projeto original da peça nem causar interferências na apresentação. "O Sai de Baixo, por exemplo, era uma encenação em palco. Não é isso o que queremos. O objetivo é que o teatro se mantenha fiel e ganhe uma magia a mais", diz Lima.

A Cennarium afirma ter investido R$ 10 milhões no projeto e não cobra nada para que os espetáculos teatrais se unam ao projeto. As companhias recebem 50% da receita líquida da venda dos ingressos virtuais, além de poderem fazer propaganda de produtos relacionados a seu trabalho. A empresa exige apenas o direito de transmissão.

A iniciativa terá o desafio de trazer para frente do computador aqueles que não gostam de ir ao teatro. "Quebrar essa distância é o primeiro passo", afirma o diretor.

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