quinta-feira, 3 de maio de 2012

HISTÓRIAS PARA ENCANTAR CRIANÇAS E ADULTOS




HISTÓRIAS PARA ENCANTAR CRIANÇAS E ADULTOS

Projeto traz a atriz e contadora de histórias Priscila Camargo em quatro espetáculos de histórias para todas as idades. Entrada franca

Em projeto inédito no Espaço Cultural Eletrobras Furnas, a atriz Priscila Camargo, acompanhada dos músicos Marcelo Daguerre e Anderson Vilmar, irá apresentar um repertório de quatro espetáculos diferentes, todos no mês de maio/2012. Com entrada franca, o projeto Histórias para encantar crianças e adultos reúne os espetáculos do repertório de Priscila Camargo que ganharam editais de montagem, foram sucesso de público e crítica e obtiveram indicações a prêmios. São eles os infantis: Histórias da mãe África, Caldeirão de histórias, A Polegarina e outras histórias, além do espetáculo adulto Contos da terra dos mil povos. As apresentações serão sempre às 18 horas e o Espaço Cultural Eletrobras Furnas fica à Rua Real Grandeza, 219 – Botafogo.

O projeto Histórias para encantar crianças e adultos se inicia no dia 5 de maio com a apresentação de “A Polegarina e outras histórias”. Idealizado para celebrar os 200 anos do escritor Hans Christian Andersen, responsável pela popularização dos contos de fadas no ocidente, o espetáculo reúne três histórias: “A Polegarina”, “Esse Meu Velho Sabe o Que Faz” e “O Rouxinol do Imperador Chinês”. Para conduzir as crianças até o universo encantado de Andersen, são utilizados também bonecos e músicas.

No dia 12 de maio é a vez de “Caldeirão de histórias”. Primeiro espetáculo de Priscila,especialmente dedicado ao público infantil, Caldeirão de Histórias conquistou público e crítica ao conduzir o público por uma viagem pelos continentes da Ásia, Europa, África e América do Sul, apresentando quatro histórias envolventes, onde heróis, gênios e seres encantados, aliados à beleza e a magia das lendas dos índios brasileiros, seduzem e incentivam a participação das crianças.

A programação infantil do projeto se encerra no dia 19 de maio com “Histórias da mãe África” – espetáculo que reúne histórias de várias regiões da África, trazendo um universo lúdico diferente do comum para as nossas crianças e mostrando a magia, a beleza e a sabedoria dos contos e histórias africanas e afro-brasileiras. Com muita música e bonecos, o espetáculo ressalta a presença do Griot, tradicional contador de histórias africano, que fica em cena, participando o tempo todo da narrativa.

Sucesso de público e crítica, o espetáculo adulto “Contos da terra dos mil povos” encerra o projeto no dia 26 de maio

“Um espetáculo precioso”, assim definido pela crítica Bárbara Heliodora de O Globo, Contos da terra dos mil povos celebra a beleza das nossas origens culturais, viajando por diferentes culturas: indígenas, portuguesa e africana. Priscila Camargo mostra o conhecimento e a sabedoria que vem da cultura popular universal, através das histórias, contos e lendas preservados pela tradição oral e que conservam a magia, capaz de encantar, ainda hoje, o coração e a alma dos adultos. As músicas tradicionais que compõem o repertório desse espetáculo são cantadas nas suas línguas originais: guarani e iorubá e também é apresentado um fado. Contos da terra dos mil povos, ganhador do Prêmio Myrian Muniz de Montagem, de 2007, esteve em cartaz no Teatro SESI, percorreu muitas cidades e estados brasileiros e foi apresentado também em Portugal, nas cidades de Cascais e Leiria, em 2009.

Atriz e Contadora de Histórias: o universo lúdico de Priscila Camargo

Priscila Camargo é atriz e “Contadora de Histórias”. É Paulistana, tornou-se atriz profissional no Rio de Janeiro e já em 1977 foi indicada ao Prêmio Mambembe de Melhor Atriz. Participou de dezenas de montagens teatrais e na TV seu mais recente trabalho foi como a enfermeira Valdete na novela Ti Ti Ti. Atualmente se dedica a levar seus espetáculos e oficinas por todo o Brasil e a Países Lusófonos, em teatros, escolas, universidades e comunidades.

O projeto Histórias para encantar crianças e adultos dá continuidade ao trabalho da atriz, de resgate da tradição oral universal, difundindo os contos como fonte de sabedoria e de transmissão de conhecimentos milenares. “Como Patrimônio Imaterial da Humanidade, os contos tradicionais aparecem como um grande recurso para o entendimento do homem na sua trajetória de aperfeiçoamento e individuação. Nas sociedades primitivas, onde não havia escolas formais, nem consultórios como conhecemos hoje, o conhecimento era transmitido oralmente, pois as profissões instituídas de educador e terapeuta não existiam. Esse papel era exercido por um Mestre, um Sacerdote, um Curandeiro ou um Pajé, que eram considerados grandes “contadores de histórias”. Assim, os Antigos Sábios passavam conhecimento e também “curavam” através da palavra, utilizando os contos como um “remédio para o corpo e para a alma”, revelando concepções de mundo, crenças, valores e normas sociais de conduta” explica Priscila Camargo.

Ao retornar à cena com os seus espetáculos, sempre atuais, pela natureza atemporal das histórias, os espetáculos pretendem “tocar e encantar”, o coração e a alma de crianças e adultos, trazendo luzes de percepção e resgatar a alegria e o prazer de contar histórias!


SERVIÇO
HISTÓRIAS PARA ENCANTAR CRIANÇAS E ADULTOS
Espetáculos de Contos e Histórias do repertório da atriz Priscila Camargo.
Sempre aos sábados às 18h, com retirada de senhas 1 hora antes de cada sessão (para acesso ao espaço cultural é necessário portar documento de identidade com foto). Entrada franca.

Espaço Cultural Eletrobras Furnas
Rua Real Grandeza, 219 – Botafogo.
Telefones: 21 2528-5166 (segunda à sexta-feira) e 21 9237-8631 (sábados, domingos e feriados)

Dia 5 de maio às 18h
POLEGARINA E OUTRAS HISTÓRIAS (infantil)
Texto: histórias e contos adaptados de Hans Christian Andersen.
Direção: Cacá Mourthé | Elenco: Priscila Camargo | Músico: Marcelo Daguerre.
Recomendado para crianças a partir de 4 anos

Dia 12 de maio às 18h
CALDEIRÃO DE HISTÓRIAS (infantil)
Texto: histórias tradicionais da Europa, Ásia e Brasil.
Direção: Cacá Mourthé | Elenco: Priscila Camargo e Musico: Marcelo Daguerre.
Recomendado para crianças a partir de 4 anos

Dia 19 de maio às 18h
HISTÓRIAS DA MÃE AFRICA(infantil)
Texto: histórias tradicionais africanas e afro - brasileiras.
Direção: Cacá Mourthé
Elenco: Priscila Camargo | Músicos: Marcelo Daguerre e Anderson Vilmar
Recomendado para crianças a partir de 4 anos

Dia 26 de maio às 18h
CONTOS DA TERRA DOS MIL POVOS (ADULTO)
Texto: histórias tradicionais das origens culturais brasileiras: indígenas, portuguesas e africanas.
Direção: Priscila Camargo | Supervisão: Cacá Mourthé | Elenco: Priscila Camargo | Músicos: Marcelo Daguerre e                 Anderson Vilmar
Classificação etária: 10 anos


Informações para a imprensa:
Target Assessoria de Comunicação
Márcia Vilella (marcia@target.inf.br), Felipe Martins (felipe@target.inf.br) e Letícia Reitberger (leticia@target.inf.br)
(21) 8158 9692 | 8158 9715 | 2284 2475   

Nenhum comentário: