terça-feira, 27 de setembro de 2016

5X COMÉDIA

As minhas referências foram construídas a base de novelas, filmes, livros, peças de teatro, shows. Frequentei Canecão, Theatro Municipal, aos palcos cariocas, mega shows. A turma ia junto aos imensos cinemas de dois andares. Lotados. Onde está o público agora? De que nos adiantou a revolução da internet se, junto com ela, chegou também um tempo em que tudo está na nuvem e nada está na memória? É desanimador ter que explicar uma piada para uma pessoa sem referências.

Passamos pela era dos Stand Up’s, cheia de referências cotidianas, para os tempos dos Yotubers. Todos bebem na fonte do século XX e, os mais acessados, possuem um rico vocabulário recheado de bons antepassados. Os memes são o que levam, atualmente, uma plateia ao riso. Se o personagem cita algo com mais de um mês de acontecimento, tem que explicar, pois a plateia ou desconhece, ou esqueceu.

Tive a honra e o prazer de assistir ao espetáculo 5X Comédia no Canecão, nos idos anos 90. Sim, sou do século passado. O século da referência. Quem ainda se arrisca a produzir conteúdo de humor de qualidade hoje em dia, certamente nasceu no século passado e, graças às referencias armazenadas ao longo do tempo podem continuar a fazer tudo o que aplaudimos e gostamos de assistir, seja no cinema, teatro, televisão e, por que não, na internet.

Está em cartaz no teatro Oi Casagrande, a nova versão do espetáculo 5X Comédia. Desafiar meu cérebro testando meu nível de informação, como diz no programa da peça, é o que me faz aplaudir, ainda mais, a este espetáculo.  São cinco historias onde o dia a dia está sendo mostrado, bem como os comportamentos humanos, as relações interpessoais, a liquidez de tudo, a facilidade com que um assunto é descartado. Julia Spadaccini nos presenteia com uma Branca de Neve revoltada pela maciça presença das irmãs de Frozen. Antônio Prata nos mostra a angústia de um pai que, ao seguir uma indicação de um livro para controlar o choro do filho, vai ao estremo. Jo Bilac apresenta uma arara vermelha presa e revoltada. Pedro Kosovski nos faz pensar em como estamos nos comportando diante vida em busca do reconhecimento, nos humilhando. Gregório Duvivier mostra o amor plural. Todos recheados de referencias positivas.

No palco, as impagáveis Debora Lamm e Talita Carauta arrancam gargalhadas da plateia com seus personagens. A pobre Branca de Neve, passada para trás, por ser velha, tenta se manter no mercado das festinhas infantis. A atriz de segundo escalão, que se agarra a um simples jogar de milhos para garantir o seus 15 minutos de fama, não percebe que está sendo humilhada pelo diretor. Fabiula Nascimento nos presenteia com uma arara vermelha que só quer ser feliz no seu habitat, a gaiola. Ótimo trabalho de corpo da arara. Bruno Mazzeo tem o humor no DNA e é inegável seu domínio da cena e do palco. Ficamos ansiosos pelo fim do seu relato para sabermos se ele vai conseguir convencer a delegada. Lucio Mauro Filho tem no seu carisma o aliado para botar a plateia nas mãos e torcer por seu personagem perdido no mundo do poli-amor.

Na parte técnica, os ambientes criados por Daniela Thomas e Camila Schimidt são modernos e bonitos. O figurino de Cassio Brasil são o necessário para contar as histórias, deixando os atores a vontade para darem vida aos personagens. A luz de Maneco Quinderé é o necessário para um espetáculo de humor.

Na direção desta nova versão de 5X Comédia, Hamilton Vaz Pereira e Monique Gardenberg beberam na fonte do memorável espetáculo do Canecão, deixando os atores seguros em seus papeis, ocupando espaços e valorizando o humor de cada história. Hamilton é uma referencia pelo Asdrubal Trouxe o Trombone, grupo de teatro que nos deu os melhores nomes da comédia nacional. Monique é referencia tanto no teatro quanto no cinema e sua linguagem está no palco do Oi Casagrande muito bem representada.


Se você gosta de ter seu cérebro usado com qualidade, descobrir referencias armazenadas ao longo de sua vida para entender uma piada boa, vá já para o Oi Casagrande e não perca a oportunidade de assistir a esses cinco ótimos textos, interpretados por atores de grande competência e qualidade artística. Um trabalho de primeiríssima grandeza. Vida longa a 5X Comédia!!

Nenhum comentário: